Results for 'Literatura & Arte Revista Philia | Filosofia'

211 found
Order:
  1.  4
    enigmática trascendencia (en la inmanencia) de los «objetos» literarios y artísticos. Introducción al número monográfico «Literatura, arte, filosofía».Pablo Posada Varela - 2020 - Eikasia Revista de Filosofía 92:9-17.
    Presentamos en estas líneas el contenido de este número especial dedicado a la literatura, al arte y a la filosofía. Desde una perspectiva mayoritariamente fenomenológica, los trabajos que aquí presentamos insisten en la enigmática independencia (propia de una transcendencia inmanente) de los «objetos» que despuntan y dan consistencia a las actividades literarias y artísticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Encuentro entre filosofía y literatura: la escritura diseminada en Jacques Derrida y Clarice Lispector | Encounter between philosophy and literature: writing disseminated in Jacques Derrida and Clarice Lispector.Juliana Bueno - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):359-383.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Literatura, Arte e Discurso Argumentativo: Apontamentos para um contraste/Literature, Art and Argumentative Discourse: notes towards a contrast.Rafael Lopes Azize - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):103.
    Literatura e arte, por um lado, e discurso argumentativo, por outro, soem situar-se em campos opostos, de tal maneira que maximizar um é minimizar o outro. Mais ainda se restringimos os conceitos a poesia e lógica. Quando ensaiamos contrastar esses campos do discurso, listas de atributos distintivos necessários e suficientes, ou mesmo a noção de função, parecem recursos pobres para dar conta do papel que esses conceitos desempenham. Pensamos, com isso, no que Wittgenstein gostava de chamar de rituais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  29
    López Salvá, Mercedes, Sanz Extremeño, Ignacio y de Paz Amérigo, Pablo , "Los orígenes del cristianismo en la literatura, el arte y la filosofía ".Soraya Planchas Gallarte - 2017 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 22:547-549.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    A mulher e a arte: a criação feminina nas palavras de Júlia Lopes de Almeida.Gabriela Simonetti Trevisan - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):189-215.
    Este artigo tem como foco uma análise do texto “A mulher e a arte” (sem data), da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Este escrito, recém-publicado na íntegra pela primeira vez, em revista acadêmica, constitui uma conferência da autora na qual ela expõe suas opiniões sobre o tema da arte de autoria feminina, tecendo uma série de críticas de cunho feminista à desigualdade entre os gêneros no espaço da criação artística. Em seu texto, a literata cita (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Arte e Ética na Teoria Humanista da Pintura | Art and Ethics in the Humanist Theory of Painting.Carole Talon-Hugon - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):151-166.
    Não há dúvida de que uma intenção moral presidiu ou, no mínimo, acompanhou grande parte da arte do passado. Esquecemos suficientemente de falar da arte, em geral, como um domínio em que as considerações éticas não têm lugar e em relação a qual seria inconveniente falar em moral, isso porque belo e bom são valores não apenas distintos, mas independentes, e dentre esses importa conservar-lhes essa independência. Uma visão sensata do estado histórico da questão supõe, no entanto, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Do imaginário para a literatura: a confusão feminina na mentalidade do cristianismo europeu | From the Imaginary to Literature: female confusion in the mentality of European Christianity.André Luiz Silveira da Cunha Melo - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):250-271.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    Textual Coups and Democratic Imaginings in Contemporary Brazilian Literature | Golpes textuais e imaginários democráticos na literatura brasileira contempor'nea.Leila Lehnen - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):93-115.
    This essay examines how Brazilian literature has broached changes in the country’s political and social scenario since 2013. Literary production has not only considered socio-political upheavals such as the 2013 protests, the 2016 impeachment of President Dilma Rousseff, and, more recently, the assassination of Rio city council member Marielle Franco as well as the 2020-21 COVID-19 pandemic. Literature has also expanded the signification of “democracy,” broadening the democratic lexicon by employing a language of both demands and entitlements and dispute. By (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    O eu que se narra: as literaturas de si e a construção do sujeito.Jessica Antunes Ferrara - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):80-98.
    O objetivo deste estudo é apresentar as literaturas de si enquanto formas de apreensão dos procedimentos que regulam o desenvolvimento do sujeito. Parte-se do pressuposto de que a própria narrativa de si emerge de um poder linguístico anterior que a condiciona, mas que simultaneamente a faz recriar-se. A ideia principal a ser exposta é a de que ao me narrar, me construo, ainda que dentro de normas sociais pré-estabelecidas. É justamente ao me narrar que me crio e me constituo enquanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Entre Simone de Beauvoir e Ana Cristina Cesar: um estudo sobre a literatura da mulher.João Pedro Cerdeira - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):302-320.
    O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de “literatura da mulher” a partir da leitura de duas importantes autoras do século XX: a filósofa francesa Simone de Beauvoir e a poeta, tradutora e crítica literária brasileira Ana Cristina Cesar. Ainda que distantes entre si, encontramos na produção intelectual de ambas as autoras diversas aproximações possíveis que nos permitem refletir a respeito das relações entre gênero e literatura a partir de noções como alteridade e representação, contribuindo para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Filosofia negativa, filosofia positiva. A crítica de Schelling ao idealismo.Wagner Félix - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):590-613.
    O propósito deste artigo é a exposição de momentos chave da crítica schellingiana à filosofia idealista como forma de compreender o estatuto da filosofia positiva buscada por Schelling em sua obra madura. A crítica de Schelling, dirigida aos resultados negativos da filosofia formal de seus contemporâneos, é contraposta à busca pela positividade na natureza, na mitologia, na história, na religião, em vista da “natureza extralógica da existência”, que se rebela contra a conformação da totalidade do que pode (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    O domínio da arte no pensamento de Hannah Arendt.Thiago de Castro Leite - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):548-563.
    Este artigo propõe uma reflexão acerca do domínio da arte na perspectiva de Hannah Arendt. A partir da análise do pensamento da autora, de seus esforços em problematizar a relação dos homens com o âmbito da arte e das inúmeras vezes em que convoca produções artísticas para examinar a experiência humana no mundo, vislumbra-se identificar as especificidades atribuídas por ela às linguagens artísticas, bem como compreender a relevância da arte na constituição de um legado humano material, imaterial (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Pensar as escritas da arte como escritas de si: Sobre a crise das narrativas na história da arte e as possibilidades que ela oferece ao sujeito que narra.Tais Cardoso - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):220-248.
    Neste artigo, traço um breve panorama da crise das narrativas na história e na crítica de arte para pensá-la a partir de uma perspectiva do sujeito que narra. Trago os princípios que fundamentam a história da arte, a crítica de arte em sua origem, para atentar ao momento em que, através de Marcel Duchamp, a escrita realizada pelos artistas ganha uma nova qualidade e um outro tipo de legitimidade e dá início a um borro nas separações sugeridas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    A imagem da morte: arte contempor'nea e produção de sentidos.Vinícius Borges Figueiredo - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):533-562.
    Mediante as relações de sentido que possam existir entre as temáticas do corpo, representação e morte, sobretudo nas produções que se utilizam do suporte da fotografia, e também pensando no ponto de mudança entre o documento fotográfico para a mestiçagem da arte contemporânea, o presente artigo se propõe refletir sobre a produção de três artistas visuais: Rosângela Rennó, Christian Boltanski e YdessaHendeles. Os referidos artistas se utilizaram de práticas mestiças e do suporte fotográfico em suas produções visuais, de modo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    O discurso sobre reprodução entre filosofias e pinturas: de Georges Bataille a Francisco Brennand.Tainá Maívys da Silva Santiago & Natanael Duarte de Azevedo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):202-219.
    O erotismo, de Georges Bataille a Francisco Brennand, foi assimilado ao processo da reprodução em discursos que inconscientemente, ou não, garantiram à mulher uma função canônica em todas as sociedades. A mulher, tanto na filosofia de Bataille quanto nas pinturas de Brennand, são celebradas por sua função reprodutora e, com isso, essencialmente eróticas. Neste trabalho discutiremos a construção desse discurso e suas implicações, demonstrando como o conceito de violência e erotismo estabelece dependência entre si no pensamento desses dois homens. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Todo cubo branco tem um quê de Casa Grande: racialização, montagem e histórias da arte brasileira | Every white cube has a bit of Casa Grande: racialization, filmic montage and Brazilian art history.Igor Moraes Simões - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):314-329.
    O presente texto é resultado de uma palestra proferida no 29º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) em 02 de outubro de 2020, na mesa Desconstruir a Hegemonia nas Artes Brasileiras?. O tom coloquial por vezes adotado no texto reflete a especificidade em que foi produzido. A partir da noção de racialização, o autor discute o caráter racista da história, teoria e crítica da arte brasileira, a centralidade das exposições em seu caráter de montagem na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Instrução e Corrupção Moral pela Literatura: engajamento emocional e o valor epistémico da arte narrativa.Mariana Almeida Pereira - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):59-74.
    Pretende-se auscultar a possibilidade de instrução moral pela literatura. Defender-se-á que a arte narrativa é capaz de instruir moralmente pois 1) proporciona um tipo de conhecimento não-proposicional que permite o acesso a novas perspetivas, e 2) é capaz de cultivar e refinar os valores e as práticas morais dos leitores, através do engajamento emocional. Tentar-se-á mostrar que o poder inverso — o poder de corromper moralmente — não se verifica (ou não se verifica tão facilmente): apelar-se-á à resistência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Anotações sobre a centralidade do artista na história da arte.Angela Brandão - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):68-88.
    Este artigo discute alguns aspectos historiográficos acerca da importância dos artistas, como foco para a construção da narrativa sobre arte no tempo. Nas origens da historiografia da arte, com Giorgio Vasari, as biografias de artistas constituíram o fio condutor do texto. Porém, já se considerava o artista como parte de um sistema do qual faziam parte o ateliê, os mecenas, personagens e contextos sociais que transcendiam à individualidade do artista criador. O texto vasariano foi um modelo a ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Pensando as figurações feministas e o devir-mulher a partir da arte.Jacqueline Amadio de Abreu & Roberta Stubs - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):269-301.
    Este artigo tem como objetivo pensar as figurações feministas e o devir-mulher a partir da arte para refletir sobre subjetividades inventivas. Em seu conteúdo, aborda-se o contexto do lugar da mulher na arte, desde o apagamento das mulheres até a reapropriação desse espaço pelos movimentos feministas. Para refletir sobre a arte, são apresentados os conceitos de devir e de figuração, bem como artistas que dialogam com esses conceitos. Sob o aporte teórico feminista, o trabalho aponta a (...) como um meio de resistência na produção de novas narrativas pelas figurações, além de um estado de devir como resistência, desconstrução e reconstrução, e um modo de viver mais libertário por parte das mulheres.Palavras-chave: Estética feminista. Arte. Devir-mulher. Subjetivação. AbstractThis article aims to think over the feminist figurations and the becoming-woman through art, in order to reflect on inventive subjectivities. In its content, women's place in art's context is addressed, from their erasure until their reappropriation by feminist movements. The concepts of becoming and figurations are presented to think over art, as well as artists that dialogue with those concepts. Under the feminist theoretical contribution, the present work features art as a way of resistance in the production of new narratives through figurations, while also recognizing the state of becoming as a means of resistance, a deconstruction and reconstruction process, and ultimately a more liberating way of life by women.Keywords: Feminist Aesthetics. Art. Becoming-woman. Subjectification. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    ¿Existieron la literatura y el arte socialistas? El debate entre vanguardia y realismo.Violeta Garrido - 2023 - Azafea: Revista de Filosofia 25:299-317.
    La Revolución de Octubre vivió debates y posicionamientos cruzados en paralelo a una explosión de vanguardias artísticas que se sumaron a la causa socialista, lo que no estuvo exento de problemas. Este artículo repasa la relación teórica y práctica de algunas de las vanguardias más políticamente comprometidas con la nación soviética y aborda también el otro gran estilo popularizado entonces por críticos y políticos de dicha órbita: el llamado realismo socialista. Así pues, a partir de un análisis comparado de las (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Sobre lampejos em tempos de chumbo, ou, por uma comunidade de vaga-lumes, ou, o que pode a arte?Antonio Carlos Sobrinho - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):89-123.
    Esta não é uma escrita que procura falar sobre textos artísticos em específico, no sentido de interpretá-los. Ao invés disso, ela se deixa atravessar por aquilo que, na arte, é força de. Ou, força para. Noutras palavras, deseja o estar com, ou melhor, o ser com. Trata-se de recolher abraços de artistas diversxs, de épocas distintas e de linguagens várias, não como uma energia apaziguadora, mas como aumento da potência de agir. Abraços vaga-lumes. Neste caminho, intenta-se uma reflexão sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Niilismo e Carta ao pai: Apontamentos entre filosofia e literatura.Jamys Santos - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):21-43.
    The present study is based on the relationship between philosophy and literature with Nietzsche and Kafka as the main authors studied. The central question of this study is how to comprehend some of Nietzsche’s philosophy in Kafka’s literary pieces? In this way, the goal is to analyze a potential reading of the concepts will of power and nihilism. The text’s proposal develops in two moments: characterizing Nietzsche’s philosophy with the will of power and nihilism concepts as main points of the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    imitación como estrategia pedagógica para la enseñanza de Arte y Filosofía.Víctor Emilio Parra Leal - 2023 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 8 (1):1-15.
    Este artículo explora el papel de la imitación en la enseñanza de las Artes visuales y la Literatura en educación básica por un lado y la Filosofía en educación media, por otro. Se inicia analizando el papel de la imitación en la enseñanza de las artes visuales y la literatura, donde se encuentra que aquélla debe ser entendida como una actividad de apropiación personal y no como una reproducción mecánica. Este hallazgo permite criticar la tendencia a considerar que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    'Os Capitães da Areia' e a coragem dos Erês: Notas sobre o imbricamento da arte, música e religião | 'Os Capitães da Areia' and the courage of the Erês: notes on the overlap of art, music and religion.Lia Machado dos Santos & Rosângela Fachel de Medeiros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):116-136.
    ResumoAs práticas culturais fundem, a todo o momento, diferentes relações entre sistemas culturais (EVEN-ZOHAR, 1990) que antes eram separados. Tais manifestações híbridas reconfiguram e desterritorializam processos simbólicos. Nesse sentido, o presente artigo realiza uma análise comparatista das relações intertextuais presentes na configuração artística do álbum Esú, do rapper brasileiro Baco Exu do Blues, em especial na faixa “Capitães de Areia” em relação ao romance quase homônimo de Jorge Amado, às referências à mitologia dos Erês, e à série fotográfica Laróyè, de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Literatura menor en Tirano Banderas desde la propuesta de lectura filosófica de la novela de G. Deleuze y F. Guattari.Jorge Francisco Maldonado Serrano, Mario Augusto Palencia Silva & Alonso Silva Rojas - 2016 - Revista Filosofía Uis 15 (2):157-179.
    Este artículo trata, en un primer momento, de presentar los puntos fundamentales de la propuesta de Deleuze y Guattari en torno a la literatura menor, para pasar, en un segundo momento, a mostrar cómo, en Tirano Banderas, Del Valle-Inclán crea una literatura menor que permite al lector experimentar distintas maneras de enunciación que rompen formas tradicionales de creación literaria y expresan intensidades y rupturas en el mecanismo maquínico de ejercicio del poder en América Latina. De esta manera, Tirano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    O Texto como obra de arte: Gadamer e o caso da literatura.Gustavo Silvano Batista - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):152.
    Neste artigo pretendemos discutir a reflexão hermenêutica acerca da literatura, tomando como ponto central a abordagem realizada em Verdade e Método, na qual Gadamer tece considerações sobre a relação entre o texto literário e o evento da compreensão, questão diretriz de seu pensamento. Contudo, não temos como objetivo aplicar o seu pensamento nas atividades literárias, nem simplesmente sugerir métodos de interpretação de textos, mas analisar o fenômeno hermenêutico da literatura, enfatizando os elementos básicos apontados por Gadamer neste mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Lo “Irreal” en Xavier Zubiri: el problema filosófico del arte y la literatura.E. Diego Honorato - 2017 - Revista de Filosofía 73:71-86.
    En este artículo se aborda el problema de lo irreal en el filósofo español Xavier Zubiri y, más específicamente, el problema de la ficción y del arte. Se realiza una breve conceptuación de lo que el filósofo entiende por realidad, y de cómo se inserta en ella lo irreal. Se propone sucintamente que lo irreal es “realmente” irreal y que el hombre está forzado a habérselas con lo irreal y con la ficción para poder estar verdaderamente en las cosas. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière.Nadier Pereira dos Santos & Joana Kelly Marques de Souza - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):87-108.
    A partir da perspectiva dos três regimes de identificação das artes propostos por Jacques Rancière, a literatura ocupa um lugar central na superação do regime poético, ou representativo, pelo regime estético. Para Rancière, o realismo de escritores como Hugo, Balzac, Stendhal e Flaubert subverte as hierarquias e pressupostos normativos vigentes no regime poético das artes. A partir desses autores, qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser tratados como objeto literário sério, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    El de arte venandi cum a V/bus de Federico II.Miguel De Asúa - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):541-553.
    E! De arte venandi cum avibus deFederico II ha sido ensalzado por pane de medievalistase historiadores de la ciencia como uno delos logros más importantes de la ciencia medieval,sobre la base de su supuesto carâcter "empírico"y "observacional" y su critica a Aiistóteles.En esta comunicación se intenta una reconsideracióndel significado de la obra, ubicândoladentro dei panorama de la literatura sobre losanimales en e! siglo XIII. Luego de proporcionaralgunos datos básicos sobre el tratado, se adoptaun criterio historiogrâfico, pasando revista (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    El arte de las metáforas científicas.Susan Haack - 2022 - Revista de Filosofía (La Plata) 52 (2):e057.
    La metáfora no tiene ningún lugar en la ciencia, dicen algunos; al contrario, la metáfora es crucial para la ciencia, defienden otros. La ciencia es una empresa racional con una lógica distintiva propia; no, la ciencia no es en esencia diferente de la literatura, al igual que ésta, es una forma de creación de mundos. Hay un tipo de significado propiamente metafórico; no, las expresiones metafóricas poseen únicamente significados literales, en los cuales son simplemente falsas. Brillando por su ausencia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  42
    Affirming Solitude: Heidegger and Blanchot on Art.Gary Peters - 2013 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 19:9-37.
    The following reflections are intended as a preliminary to a more extended and in-depth series of case studies, focused analyses of actual artworks, and the issues arising from their particularity within what will be described here as a Heideggerian post-aesthetic aesthetics. The essay is not written from the perspective of a professional or academic philosopher or of a practising artist (even though I am one), neither fields of which have sufficiently engaged with the existential and aesthetic predicament sketched out below. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Arte y Ciencia: una visión especular. [REVIEW]Javier Echeverria - 1993 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 8 (1):174-175.
    Con Prólogo de José Luis Pinillos, una especialista en Estética, Ana María Leyra, y otra en Filosofía de la Ciencia, Carmen Mataix, han publicado este libro, en el que pretenden aproximar e interrelacionar conceptualmente la ciencia y el arte. Su punto de partida consiste en considerar, citando a Prigogine, que “la ciencia es sobre todo un fenómeno cultural”. Superando la escisión entre ciencia y cultura, las autoras se proponen confrontar el recorrido experimentado por la Estética desde el siglo XIX (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Arte y Ciencia: una visión especular. [REVIEW]Javier Echeverria - 1993 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 8 (1):174-175.
    Con Prólogo de José Luis Pinillos, una especialista en Estética, Ana María Leyra, y otra en Filosofía de la Ciencia, Carmen Mataix, han publicado este libro, en el que pretenden aproximar e interrelacionar conceptualmente la ciencia y el arte. Su punto de partida consiste en considerar, citando a Prigogine, que “la ciencia es sobre todo un fenómeno cultural”. Superando la escisión entre ciencia y cultura, las autoras se proponen confrontar el recorrido experimentado por la Estética desde el siglo XIX (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    A obra de arte segundo Jean-Paul Sartre.Rúbia Lúcia Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):114-133.
    Neste artigo analisamos a arte na perspectiva de Jean-Paul Sartre. A partir de sua obra Que é a literatura? demonstramos como as artes se distinguem e porque o escritor pode ser mais engajado que os demais artistas. Para o filósofo francês é possível dizer de arte significante e arte não-significante. A poesia, a pintura e a escultura são não-significantes enquanto que a literatura, por lidar com signos, é significante. Existe uma escolha comum a todos os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Educação, resistência e politização: sobre o sentido da educação na literatura indígena brasileira contempor'-nea.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):211-228.
    Argumentamos, no artigo, a partir de uma análise sistemática da produção literária de escritores/as indígenas brasileiros/as, que, desde a segunda metade do século XX, os povos indígenas passaram a afirmar a e a utilizar-se da esfera pública, sob a forma de ativismo, de militância e de engajamento, enquanto a estratégia e o lugar por excelência para a tematização da questão indígena no país, como forma de reação a processos de expansão socioeconômica e de negação político-cultural que punham em xeque a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    The aesthetics of haemotaphonomy: a study of the stylistic parallels between a science and literature and the visual art.Policarp Hortolà - 2009 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 10:162-193.
    Normal 0 21 false false false ES-CO X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabla normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Este estudio tiene la intención de profundizar en la estética de la ciencia de la Hemotafonomía (HTN), mediante la identificación de sus pa­­ralelos estilísticos con la Literatura y las Artes Visuales. El objeto de estudio de esta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Arte para ser dichoso. La jovialidad científica de Baltasar Gracián y su relación con Nietzsche.Sergio Santiago Romero - 2017 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 27 (2):302-318.
    La presente contribución tiene como objetivo principal desarrollar, quince años después de la última prospección investigadora, una actualización crítica en torno a las vinculaciones entre la filosofía de Nietzsche y las obras del escritor español Baltasar Gracián. Para ello se establecerá un nuevo estado de la cuestión a la luz de las nuevas perspectivas teóricas y de los nuevos datos materiales -especialmente los referidos a la biblioteca personal de Nietzsche-. Dentro de este muestreo se establecerá una catalogación definitiva de las (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Ana Maria leyra Y Carmen mataix: Arte Y clencia: Una visión especular.Javier Echeverria - 1993 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 8 (1):174-175.
    Con Prólogo de José Luis Pinillos, una especialista en Estética, Ana María Leyra, y otra en Filosofía de la Ciencia, Carmen Mataix, han publicado este libro, en el que pretenden aproximar e interrelacionar conceptualmente la ciencia y el arte. Su punto de partida consiste en considerar, citando a Prigogine, que “la ciencia es sobre todo un fenómeno cultural”. Superando la escisión entre ciencia y cultura, las autoras se proponen confrontar el recorrido experimentado por la Estética desde el siglo XIX (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    De la crítica de la crítica a la desacralización de la literatura en Michel Foucault.Alejandro Sacbé Shuttera Pérez - 2021 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 2 (53):9-22.
    En el presente artículo se examinan, a la luz de los planteamientos de Michel Foucault –y, en menor medida, de Roland Barthes y Jacques Derrida–, una serie de postulados fundamentales de la Teoría literaria, como el estatuto tradicional de la crítica literaria, la función del autor en la literatura y la propia literatura como disciplina de estudio, en especial desde su dimensión institucional. Para el desarrollo de los argumentos foucaultianos se toman como referencia algunos de los textos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    De cómo hablar del amor en la guerra. Una lectura sobre las polaridades pasionales en El arte de la guerra de Nicolás Maquiavelo.Eugenia Mattei - 2022 - Las Torres de Lucca: Revista Internacional de Filosofía Política 11 (2):263-274.
    Resumen En el presente artículo se analiza la presencia de polaridades pasionales en El arte de la guerra de Nicolás Maquiavelo. Primero, se analiza de modo sucinto los frescos de Ambrogio Lorenzetti que se encuentran en el Palacio Comunal de Siena, poniendo particular atención en las presencias de la guerra y la paz para realizar posteriormente una comparación con el abordaje de Maquiavelo. Segundo, se analiza cómo la literatura especializada aborda este tratado militar de Maquiavelo. Tercero, se examinan (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Decisión en el trapecio.Pedro Juan Aristizábal Hoyos - 2010 - Revista Disertaciones 1 (1):22-34.
    El presente trabajo hace un análisis de la corta narración “decisión ante el trapecio”, escrita por el autor con motivo de la vida y obra del novelista Franz Kafka. Con ello se invita al lector ha reconocer en la aplicación del método (o enfoque) fenomenológico del “Análisis reflexivo”, una herramienta conceptual importante para lograr una mejor comprensión de las relaciones entre el arte y la filosofía. La soledad, el solipsismo y obviamente “las relaciones con el Otro”, son temas recurrentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    ¿Ut pictura poesis? relaciones entre pintura y literatura en la teoría estética de Diderot.Nicolás Olszevicki - 2019 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 47:269-277.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Del posmodernismo al poshumanismo: presente y futuro del concepto de hibridez en la literatura latinoamericana.Nicolás Balulet - 2020 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 1 (50):323-334.
    Para calificar la estética posmodernista, que responde a la entrada en la era posmoderna, marcada por la ausencia de una visión unitaria y global del mundo, los teóricos de los años 70 privilegiaron el concepto de “heterogeneidad”, que en la década siguiente y parte de los años 90, dejó paso al de “sincretismo”, “mestizaje” o “creolidad”. A partir de los años 90 y, sobre todo, desde la primera década del tercer milenio, el concepto de “hibridez” ocupa un lugar destacado debido, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Sophie Calle: a imagem no fio de uma perseguição.Fercho Marquéz-Elul - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):107-151.
    Este artigo objetiva a inserção crítica na prática poética da artista contemporânea francesa Sophie Calle, proeminente em uma trajetória que perpassa diversos gêneros artísticos como artes visuais e literatura compreendidos em uma variedade de suportes como fotografia, publicação em livro, instalação, performance. Analisa procedimentos de criação em que estão articuladas imagem fotográfica e verbal em relação a narrativas pessoais. Aporta questões provenientes da inter-relação entre os campos do real e do ficcional, entre visibilidade e vazio, entre deslocamento e perseguição, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Escritas de Mulheres: uma investigação metodológica.Marloren Lopes Miranda - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):389-413.
    O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais da minha pesquisa acerca da pergunta sobre a natureza do texto filosófico. Parto do problema de o texto filosófico, recentemente, parecer estar restrito à produção acadêmica, obedecendo a uma certa padronização científica, e, com isso, de estar contemplando apenas de modo muito parcial problemas filosóficos em geral, se compreendermos esses como concernentes a uma diversidade e multiplicidade da vida humana, estando presentes em diversos contextos e a partir de diversos lugares de fala, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Por uma esquizoanálise das narrativas de estupro: uma leitura de Mar azul (2012), de Paloma Vidal.Karine Mathias Döll - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):289-315.
    O objetivo deste trabalho, ao aproximar a filosofia de Deleuze e Guattari da escrita literária de Paloma Vidal na obra Mar azul (2012), é propor pontos de contato em meio a um campo de interesse dos autores (a saber, a literatura), culminando numa discussão possível das figurações do estupro na literatura. Para tanto, buscou-se apresentar o romance atrelando-o aos conceitos de desterritorialização e reterritorialização a fim de se pensar a produção da mulher-corpo em detrimento da mulher-mente, bem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Blank Verse: a história e as histórias de William Shakespeare traduzidas em websérie.Manoela Sarubbi Henares Figueiredo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):395-421.
    Blank Verse é uma web série que retrata William Shakespeare e outras figuras históricas do período elisabetano reimaginados como estudantes e professores universitários nos dias atuais. Através de vídeos curtos e postagens em redes sociais, acompanhamos os personagens em suas jornadas como escritores iniciantes num contexto altamente mediado pela tecnologia. A mescla criativa de elementos históricos, biográficos e ficcionais provocaram as reflexões apresentadas neste artigo. A partir do pensamento de teóricos da literatura como Josefina Ludmer e Flora Süssekind; História, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    De Paisagens Escritas e Paisagens Pintadas: vínculos conceituais entre a pintura de Hipólito Caron e o romance Inocência de Alfredo Taunay.Ana Carla de Brito - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):42-67.
    Neste artigo esboçaremos alguns vínculos conceituais entre palavra e imagem, que se evidenciam em uma obra literária de Alfredo Taunay e na produção pictórica de Hipólito Caron. Evidenciamos tais ligações recuperando um antigo paralelo entre a pintura e a literatura, cuja origem remonta à doutrina ut pictura poesis de Horácio no século I, que coloca a poesia em relação à pintura. Em seguida, demonstramos que o paralelo das artes está implicado na criação das Academias de Belas Artes e na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    A interseccionalidade a partir de 'Quarto de Despejo', De Carolina Maria de Jesus.Julia de Freitas Vieira & Izilda Cristina Johanson - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):244-268.
    As relações de poder em torno das questões de raça, classe e gênero dão lugar a uma combinação característica de opressões que atingem, de modo particular, as mulheres negras. A fim de refletir sobre o conceito de interseccionalidade na obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, abordaremos a questão do contexto colonial no qual se enraízam os alicerces que têm mantido praticamente intactas as estruturas sociais das desigualdades de condições em meio à diversidade de indivíduos. Visamos a destacar no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Notas sobre a influência platônica em Michelangelo.Laura Elizia Haubert - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):340-363.
    A presente pesquisa visou a explorar brevemente as relações entre as obras do jovem Michelangelo e a influência teórica do platonismo e neoplatonismo que se disseminaram em Florença durante a época de Lorenzo, o Magnífico. Para empreender o projeto com clareza, dividiu-se a abordagem em quatro momentos, sendo eles: i) uma introdução geral; ii) o cenário Florentino e a filosofia platônica; iii) a filosofia platônica, seus principais pontos e a recuperação de seus conceitos pelos humanistas renascentistas; e iv) (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 211